quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Em que estado você se encontra?


A Bíblia é realmente um livro fantástico. Entre tantas histórias contadas, uma das mais famosas é a de Jó. Leiam e vejam o perrengue que ele passou por temer a Deus. Jó ñ comeu o pão que o diabo amassou porque o diabo ñ lhe deu nada, só tirou. Tudo com a permissão de Deus. Todas as provações que Jó passou foram p/ mostrar a Satanás o poder de Deus na vida de um homem, que apesar de todas as provações ñ nega ou abandona o SENHOR.
Jó 1:22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Jó 42.1,2
1 Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:
2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Isso depois de perder tudo, tudo mesmo: casa, família, posses... O diabo só ñ lhe tirou a vida porque Deus ñ deixou. E ñ deixou justamente para mostrar ao inimigo de nossas almas que um cristão de verdade vai até o fim pelo seu Criador, pelo seu Salvador.
Apocalipse 2:26
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,

Um versículo no último capítulo de Jó me chamou a atenção:
Jó 42.12 E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.

Um exemplo de restituição divina por méritos próprios. Ñ essa restituição que andam cantando por aí: "Restitui! Eu quero de volta o que é meu..." (isso me lembra a Parábola do filho pródigo...)
Jó 41.34 Ele vê tudo que é alto; é rei sobre todos os filhos da soberba.

Jó nunca exigiu de Deus algo que ele tivesse direito, já que ele ñ era dono de nada. Jó ñ DETERMINOU uma restituição. Jó reconheceu que Deus é que é o dono de tudo que há.
Jó 1.21
E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
Sem comentários!

Voltando a Jó 42.12, vejamos a diferença de um servo de Deus para alguém que ñ tem Jesus como Senhor de sua vida.
Lucas 11.24-26
24 Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí.
25 E, chegando, acha-a varrida e adornada.
26 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.

Compare com Jó 42.12 E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.

Pela Palavra de Deus o corpo humano é comparado a uma casa. Ela pode ser habitada por demônios ou ser um lar onde habita o Espírito Santo de Deus. Quem você prefere?

Temos então um exemplo claro no Velho Testamento da vida de Jó, que por ser fiel a Deus foi abençoado em dobro. Perdeu tudo, mas Deus lhe deu muito mais.
E no Novo Testamento, Jesus nos ensina o que acontece com quem ouve a Palavra de Deus e rejeita a Salvação por Cristo. Ou quem brinca de ser crente. Quem O rejeita no fim irá perder.
Jesus nos diz que quem ouve a Mensagem de Salvação do Evangelho está com a casa varrida e adornada. Mas ela se torna vazia quando rejeita essa Palavra de Salvação.
É a blasfêmia contra o Espírito Santo, explicitada em Mateus 12.32 E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

O verso 26 diz:
Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.

Ao invés de restituição, maldição. E a vida de ninguém pode melhorar rejeitando Jesus. Isso também vale p/ quem um dia aceitou a Jesus Cristo como Salvador e se afastou do Evangelho. Ñ existe nenhuma pessoa afastada dos Caminhos do Senhor que pode bater no peito e dizer que seu estado atual (afastado) é melhor do que o primeiro (conhecimento da Verdade).

Eis a questão: ficar pra trás ou seguir em frente?

Comer, engolir, aceitar o que este mundo pecaminoso/enganoso nos oferece? Ou seguir em frente e buscar pastos mais verdejantes?

Em que estado você se encontra?
Em que estado você quer se encontrar na eternidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário